Sunday 11 December 2016

Escrita Criativa por Alexandra Magalhães: A Casa de Poe

                                    Habito a casa onde tu viveste, Poe
                                    Mas aqui a tua presença é mais forte do que eu.
                                    De noite, percorro os longos corredores
                                    Fechados entre paredes de ébano.
                                    A tua casa é o meu mausoléu.

                                    As cortinas negras, os veludos dos sofás
                                    libertam perfumes que me intoxicam.
                                    E eu deixo. O contraste entre mim e a casa atenua-se:
                                    Cria em mim novos pensamentos assombrados
                                    Nos poros dos antigos. Sou estranha à vida.

                                    Trazes a Noite entre as asas do teu corvo.
                                    O ar torna-se denso e cada vez mais negro.
                                    Eu não vou sair daqui nunca mais,
                                    Soterrada pela precisa imagem
                                    Que tu desenhas e eu temo construir.

                                    Não fingirei mais, sou estranha à vida
                                    E não aceito senão a tua casa, Poe.
                                    Lá fora, o mundo são não é o teu nem o meu.
                                    Lá fora, o mundo salvar-me-ia da morte

                                    Mas eu escolho o teu.

No comments: