Monday, 7 April 2008
Aperitivo a Hawhtorne e Poe
Com Hawthorne e Poe, veremos dois momentos exponenciais de questionamento da assertividade do sonho americano, e crença no progresso quer do homem americano quer do homem em geral na possibilidade de um caminho de perfeição ou de religião (recordo, de religio - i. e. religação harmónica com o transcendente).
Ambos os autores foram influenciados pela literatura gótica europeia, inclusive situando na Europa algumas das suas ficções.
Mas há quem argumente que o "gótico americano" tem uma face própria.
A obra que aqui se apresenta foi realizada em 1930 por Grant Wood, tornando-se um dos quadros mais famosos da pintura americana. Chama-se "American Gothic". E a pergunta sobre que gostaria que especulassem durante esta semana é: porquê o título? que representa a imagem que possa justificá-lo?
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4 comments:
Este quadro foi pintado essencialmente nos anos 30, enquanto existia uma evolução na arquitectura gótica no príncipio da América Rural. Naqueles tempos, apesar de nos identificarmos com um quadro familiar entre um possível pai/esposa e/ou pai/filha. Em segundo plano encontra-se uma estrutura que a meu ver vai de encontro ao prolongar de um estilo artístico, até nas próprias vestes "ele" se realça.
Na América, a união familiar era fulcral devido à grande recessão económica existente na altura. Na década de 20 a América sofreu uma grande crise, nesta altura dava-se grande ênfase à união familiar, e a partir dos anos 30 apostava-se muito nas ajudas sociais e no desenvolvimento da agricultura. Assim, com a crise financeira utilizavam os filhos para o trabalho do campo.
Esta pintura é espantosa pelo que mostra, mas especialmente pelo que não mostra, pelo que deixa adivinhar. A imagem é de tal modo forte que a irmã de Wood Grant, o artista, que serviu de modelo ao quadro, começou a dizer ás pessoas que não se tratava de marido e mulher, mas de um pai e da sua filha. Coisa que o artista nunca desmentiu nem, claro, confirmou. De facto a pintura inscreve-se na mesma tradição americana de Hawthorne. Muito pode induzir-se (tal como em Nathaniel Hawthorne)sobre o papel e posição das mulheres numa sociedade frugal e puritana, por aspectos que vão desde a severidade das roupas aos olhares e posições respectivas das figuras. Quando o quadro foi exibido pela primeira vez foi considerado cómico pelos críticos (uma reacção de pânico?) e provocou a ira da população local. Certamente que o artista percebeu porquê.
Concordo com a susana mas tenho que referir, também, que Wood foi bastante influenciado pelo estilo europeu (visto que fez várias visitas à europa por volta de 1920)
Gostava também de referir o modo como o casal está representado. Como se, entre nós e a casa estivesse um "muro" (sendo este "muro" o casal), quase como que excluindo-nos da sua vida e rotina diária.
Nesta época também havia muito a tradiçao do "in-marrying" (portanto pessoas da mesma familia casarem-se, irmão, primos, etc) o que também poedrá ajudar na polémica que por vezes encontramos que a rapariga retratada no quadro tanto podera ser sua irmã ou esposa.
No que toca à questão do título, acho que "american gothic" foi escolhido porque, além de representar uma "familia" agricola típica do séc 19 (se não estou em erro)a arquitectura da casa é muito influenciada pelo gótico europeu.
Aliás, ele diz que pintou o quadro com o tipo de pessoas que fantasiou viverem naquela casa ("the kind of people I fancied should live in that house")
Já fiz alguns estudos sobre esta mesma pintura, e embora não saiba se estas pessoas realmente existiram (se foi uma pintura de retrato), a casa que se encontra em segundo plano existe até aos dias de hoje.
Segundo a colega Joana Melo, as pessoas são fruto da imaginação do autor, tornando ainda mais interessante qualquer especulação sobre esta obra.
Porque imaginava assim o tipo de pessoas que viviam naquela casa? Era assim que deveriam ser? Era assim que queria que fossem? Ou pura e simplesmente se baseou em todas as outras pessoas da sua época?
Food for thought!
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