Wednesday 27 September 2023

Prática de análise de Texto, H. D. Thoreau, "Walden" (para 3 de outubro)

  Atentando no excerto que começa na p. 2128 do texto (78 do lado esquerdo da antologia) - "What is man but a mass of thawing clay" até, no início do parágrafo seguinte, "turn over a new leaf at last" (inclusive), apresente uma análise de texto, estabelecendo relação com pelo menos dois outros textos da disciplina.

(Fatores a que convém atentar: tema e estrutura; importância do texto no contexto da obra e da época do autor; sujeito de enunciação e ponto de vista + relação com destinatário; efeitos linguísticos; simbolismo; função dos recursos expressivos; tom, dicção, prosódia; intertextualidade, com destaque para os textos da disciplina)





11 comments:

Liliane Silva said...

"Walden", publicado em 1854 e escrito por Henry David Thoreau, é um relato verossímil do tempo que passou isolado na floresta, voluntariamente. Ao encontrar uma civilização industrial cada vez mais prominente, o autor escreve a favor da autossuficiência e do estudo profundo da vida e do seu sentido, desafia o modo de vida da sua época e denuncia o desperdício e ilusão que a sociedade traz à vida do homem. Pelo contacto harmonioso com a natureza e os livros, conclui que a vida sem excessos deve ser a norma e analisa a sociedade do século XIX. A obra também se enquadra no “transcendentalismo”, movimento que defende o indivíduo confiante, independente e em contacto com a natureza. Enfatiza também a intuição e o subjetivo mais que o empirismo e o objetivo. Apesar de não ter tido forte impacto durante a sua vida, a obra inspirou indíviduos como Gandhi, Marthin Luther King e John F. Kennedy. É hoje uma das obras mais conhecidas dos Estados Unidos.

O transcendentalismo é aparente no excerto em análise. No início, “What is man but a mass of thawing clay?” exemplifica a relação inquestionável entre ser humano e a Natureza. No entanto, destaca-se o panteísmo. Esta crença iguala o Universo a Deus, declarando Deus como uma unidade abrangente e a Natureza como divina. O autor enumera diversas características humanas (“ball of the human finger”, “hand” …) e conecta-as a características da natureza (“a drop congealed”, “palm leaf”). Esta enumeração é destacada com recurso à anáfora (a repetição de “the”) e serve o propósito de conectar totalmente humano e Natureza, sublinhando assim a sua conexão com Deus (“The Maker of this Earth but patented a leaf”). A anáfora e enumeração são acompanhados pelo uso de perguntas retóricas em função do tom inspirador da obra, que levam o leitor a questionar a sua perceção da realidade.

A passagem “Thus it seemed that this one hillside illustrated the principle of all the operations of Nature” faz-nos relembrar a famosa expressão de John Winthrop: “For we must consider that we shall be as a city upon a hill.” Ao diferir da perspetiva de Winthrop e da sua definição de liberdade, este uso da expressão ilustra os princípios do transcendentalismo, rejeitando o seu uso original – referência ao país como Estado e a valorização da moralidade religiosa.

Por outro lado, seria impossível abordar Thoreau sem abordar também Emerson. “Walden” e “Nature” partilham os seus temas principais, a “ideologia” transcendentalista e, obviamente, o enaltecimento da Natureza e o seu proveito para o autoconhecimento e a melhoria pessoal. “What Champolion will decipher this hieroglyphic for us, that we may turn over a new leaf at last?” remete às ideias de Emerson, da revolução e mudança do pensamento. “Why should not we also enjoy an original relation to the universe?”.

Concluindo, a enumeração, anáfora e as perguntas retóricas elevam este excerto, que perpetua as ideias de Emerson e os principais temas da obra: o panteísmo e o transcendentalismo.

Marta Aguiar said...


“Walden”, publicado a 9 de agosto de 1854 por Henry David Thoreau constituiu uma resposta extensa e profunda ao avanço tecnológico a ocorrer na época, considerando que a publicação realiza-se 14 anos após o término proposto historicamente da primeira revolução industrial.

O autor propõe um retorno à natureza e à conexão que o humano inicialmente estabeleceu com a mesma através do isolamento da sociedade e da industrialização que se visualizava no meio urbano, assim como seu ascendente Emmerson em “Nature”, este afirmando “To go into solitude, a man needs to retire as much from his chamber as from society”. Thoreau também estabelece uma comparação essencial e constante no processo de transação da mensagem para o leitor em que nivela a natureza ao corpo humano, assim estabelecendo um laço de mutualidade e continuidade, Thoreau quase desenhando o corpo humano dos lábios ao queixo aos dedos, para com a natureza. O autor coloca o humano tão vulnerável como a matéria natural, mas também tão transformador, como indicando na frase “What Champollion will decipher this hieroglyphic for us, that we may turn over a new leaf at last?” após ter comparado “The Maker” da Terra a esta mesma folha. Thoreau indica que o ser humano, tal como a natureza que o rodeia, tem a capacidade de se regenerar para algo melhor, apenas necessita de “turn over a new leaf”, novamente criticando o estado do mundo em que se encontrava.

“Thus it seemed that this one hillside illustrated the principle of all the operations of Nature.”. Tal passagem de Thoreau poderá com muita facilidade ser correspondida com o conceito de “city upon a hill” inserido por John Winthrop em “Model of Christian Charity”, onde novamente se visualizam os ideais da “promised land” americana.

Algo comum e propositadamente visível são as figuras de estilo presentes no excerto apresentado. Para além do antropomorfismo discutido acima, a aliteração do som “l”, “b” e “p” é usada de forma sensorial, como em “The lip (labium, from labor (?)) laps or lapses from the sides of the cavernous mouth.”, transmitindo um sentido de continuidade e fluidez no nosso discurso, como água a escorrer pelo rio.

“Walden” é um trabalho sensorial e claro sobre a captação da relação mútua entre a natureza e o Homem e a correspondência fisiológica e espiritual que o mesmo tem para com ela.

Enio Meta said...

The passage from ‘Walden’ , although short, can serve as an interesting starting point when it comes to analysing and comparing it with other texts such as ‘Nature’ and two other poems from ‘Collected poems and Translation’, more precisely ‘Motto to Nature’ and ‘Motto to Nominalist and Realist’.
Starting it off with Walden, the question that the author raises follows the Abrahamic narrative that humans were made from dirt, out of clay and one day it will return to it just like it came. However, this serves more as a metaphor that we came from the Earth, the planet we live in, that we as other creatures are just one amongst many to walk these lands. The author follows his line of thinking and uses the adjective ‘congealed’. Said word represents the semi-solid form of matter, something not quite liquid but at the same time not fully solid. This can be seen as his way of saying that we as humans are not as ‘fixed’ or ‘solid’ as creatures. We are more fluid in nature, there is room for errors and growth, for change and experimentation. Often, we box ourselves as something, but the truth is we are far superior to that, and we can’t allow one single thing define our whole being. The theme of nature and the impact that it left on our authors runs through all the texts chosen, therefore it is no surprise that Thoreau compares us with leaves of a tree. Just like those hundreds of leaves work together to give energy and food to the tree, us as humans should do the same for the betterment of not just our families but for the collective good. Power comes from unity and from unity comes progress. At the end of the paragraph, the author continues the comparison of us as people and leaves, now introducing an exterior factor and yet another idea. The idea of floating, of ascending to a higher up place or the idea that with a bit of impulse we can stray out of our way and achieve things we never thought we could. As the second paragraph starts, we are greeted with an ‘new’ character of the world, the one called ‘The Maker’, the existence of a creator which goes back to the first point mentioned, the subconscious and rooted idea that someone or something is responsible for the creation of us all and due to Him we are here. (part 1)

Enio Meta said...

Following a similar path, Emerson in Nature expresses him views on the power and beauty of what is around us.
Nature starts with ‘A subtle chain of countless rings’. I see it as an analogy, a funny parallelism between the complexed way of life and on onion, a very simple element of nature, in the end all connected by ‘the rings.’ If we look at it through a different lens, we can draw a line between the rings if life here on Earth and the rings of Saturn, a planet that is associated with time but also bad luck and to some extent even death. This duality between two very different types or interpretation of rings changes the meaning of this line from a connection to people and nature to a connection between life and death. On the fourth verse the word ‘rose’ plays a very important role. The word is used to explain the appearance of languages and an element of nature, the rose, the rose as in the verb to rise and the rose and noun, the rose, the flower. This emphasises the deep relationship we as humans have with nature and the beauty of this complexed symbiosis. Another point that is very important and is mentioned throughout Nature is the power of wisdom. This ability to understand that Nature has a funny way to deal with ‘viruses’ that affect her, the fear and appreciation of what surrounds us and not taking advantage of it but create a healthy relationship with it and the power of innocence of a child, the pure heart and the will to try and make good, not to try and get something in return, just to make people happy. Children are inherently pure; they do what they feel like and mirror what others do. This purty, although not always follows us into adulthood, should be kept in mind and be used in the future to do what is right and not what benefits just us and destroys other.
(part 2)

Enio Meta said...

Lastly, from ‘Collected poems and translations’ I chose to use ‘Motto to Nature’ and ‘Motto to Nominalist and Realist’ as examples.
Starting with the former, the number nine, the mysticism around it, the three threes if you must be quite visible right from the get-go. This number follows the idea of the divine, present in both texts that were analysed prior. It also follows the personification of Nature as a woman ‘Nature’s throbbing breast’, showing the power of Nature has over abundance and prosperity and how she is a mother to us all. The glorification of Nature continues. Nature almost being one of the gods, looking for other of its kin, looking for other fundamental elements ‘beckons to spirit of its kin’. Being this a poem, the rhymes are very important, and we can see those words, see and mystery, impact and heart, breasts and west, within and kin, glows and owes complement each-other.
‘Motto to Nominalist and Realist’ refers to the curse that expelled us from the Heavens was the reason we created by our hands another new world, which if we don’t take care of it can the next Hell. ‘The parent fruit’ can very well be the apple from the garden of Eden, emphasising the divinity of nature which was also present in the ‘City of God’. But unlike the Adam that walked the Heavens, our earth born Adam or the ideal man, the creature that unlike Adam will take care of what he loves and protects that he believes in is already here. This seemingly superior being can very well be just any of us. An ordinary person with a good heart, with love and respect from nature and others. Similarly, to the first poem, the rhymes of the words such as dear and sphere, wake and sake, bringing a more cohesive feeling to it.
All three texts touch on the same topics; the importance of nature in our lives, how it almost feels divine and the way we should take care of it before all is lost. Although written quite a while back, the environmental problems that development brough were starting to appear. History has shown us that just as nature can be our most loved ally can also be our worst enemy. Some call it karma, some the consequence of our sins, some just use science but all understand the damage that disrupting the natural flow of things can bring.
(last part)

Catarina Pinheiro said...

Em Nature, Emerson expressa a ideia que a desconexão do Homem consigo mesmo seria a causa da falta de unidade no mundo («The reason why the world lacks unity (..) is because man is disunited with himself»). Thoreau, seguidor do Transcendentalismo de Emerson, parece propor uma possibilidade de (re)conexão (consigo mesmo e com o divino) através do contacto com a Natureza, ao demonstrar, recorrendo a um discurso expositivo baseado em analogias, como o corpo humano é formado por elementos naturais — o corpo é um pedaço de barro, a extremidade dos dedos uma gota congelada, a mão uma folha de palmeira (jogando com a polissemia de palm, que tanto pode significar ‘palmeira’ como ‘palma’ da mão) — procedendo numa enumeração composta por metáforas que consistem sempre na aproximação entre elementos naturais e partes do corpo humano.
Tal como proposto por Emerson (“words are signs of natural facts”), parece existir uma tentativa de Thoreau de usar a linguagem para chegar à “cadeia das coisas”, negando a arbitrariedade dos signos, associando a linguagem do corpo a elementos naturais (palma da mão a «palm leaf») e propondo uma origem das palavras que vai ao encontro das imagens que cria — lip derivaria de labor, pelo que poderemos entender o lábio como o fruto da labuta, ou se quisermos, do desgaste que as águas provocam na boca cavernosa. A aliteração do /l/ e do /p/ (“lop”/“labium”/“lap/“lapses”) confere ritmo ao discurso e evoca precisamente o som da água (ou das gotas de água) através da musicalidade do som /l/ entrecortada com os sons oclusivos /p/ (e /b/).
O excerto em análise inicia e termina com uma pergunta retórica, aproximando o leitor do autor e apelando à reflexão daquele. Thoreau faz uso deste recurso estilístico para chamar a atenção para pontos que pretende enfatizar, bem como para guiar o seu interlocutor no raciocínio analógico que propõe. Uma das questões retóricas sublinha a analogia entre a folha (de uma árvore) e a mão, que se repete em outros momentos do texto. A folha, símbolo de vida, renovação e transitoriedade, poderá constituir (enquanto signo) a unidade básica (de sentido) da qual flui a própria vida, pelo que mais à frente conclui — «The make of this earth but patented a leaf». Essa associação da folha à mão é curiosa se considerarmos que é pelas mãos do autor que surge a escrita, para além de que, é nas mãos que podemos encontrar a nossa impressão digital e, por analogia, a nossa identidade.
Por fim, Thoreau afirma ter descoberto as “operações da Natureza” na encosta de uma colina («hillside») o que convoca ecos de salmos hebraicos, bem como textos fundadores da literatura americana, nomeadamente, a expressão «city upon a hill» em A Model of Christian Charity de Winthrop e a evocação de William Apess em Eulogy on King Philip — «it would be sung in every hilltop». Podemos argumentar que Thoreau não “canta” no topo da colina, mas encontra o “conhecimento” na encosta, ou seja, na observação próxima dos fenómenos que experiencia em primeira mão, o que vai ao encontro da última questão retórica, que parece aludir a uma decifração da Natureza, fazendo um paralelo com a interpretação de hieróglifos, que possibilitaria a renovação do ser humano («turn over a new leaf at last»). O autor poderá ser ele mesmo esse tradutor que invoca, sendo o seu texto ao mesmo tempo exortação e resposta ao apelo de Emerson em Nature — «Build therefore your own world».

Beatrice Berto said...

Thoreau’s book, Walden, published in 1854 depicts his retirement in Walden Pond between
the years 1845-1847 where he studied nature and its phenomena, yearning so steadfastly for
the uncovering of the truth. If there were a way of identifying a unifying truth, Thoreau
exhaustively attempts to find it through this experience.
This approach clashes with the reality of the XIX century when Industrialism, environmental
issues and the condoning of black slavery by the government are still an integral part of the
American society. To resist and combat the actions of intrusive governments, Thoreau defends
the legitimate role of the individual as the “higher law”, encouraging man to imposing one’s
role as men and only afterwards as subjects. Individuals are, in fact, called to follow their
conscience and morality as opposed to being made “machines” by the State.
In this dystopian setting, Thoreau seeks the reconciliation of the artist with the natural world.
However, the work does not only consist of a social experiment but also, echoing Jefferson, of
a personal declaration of independence: man can live even in conditions of material poverty,
and from these conditions, he can derive greater happiness.
In the exert, Thoreau’s transcendental vision is displayed with some clarity. Clearly, Thoreau
identifies more with the order of nature than with the chaos of his social setting. Here we see
Thoreau using nature to describe man, which helps to remind the reader of his ecological
standpoint. Thoreau begins by metaphorically comparing the human body to nature. He
describes the human body as "a mass of thawing clay" establishing a parallelism with the book
of Genesis: “And the Lord God formed man of the dust of the ground”; and suggesting that it,
like nature, has the potential for expansion and transformation. Moreover, Thoreau
contemplates what the human body might become if it were under a "more genial heaven."
This reflects the transcendentalist belief in the transformative power of nature to shape and
inspire individuals. As a matter of fact, Thoreau frequently uses words associated with
movement, such as "thawing," "flow," "expand," and "spread." This suggests an idea of
continuous change and growth, both in the human body and in nature.
Thoreau goes on to compare various body parts to natural elements. For example, through
various analogies, he likens the hand to a "spreading palm leaf, the ear to a "lichen” and the
nose to a "stalactite." This figure of speech helps to blur the boundary between the human
body and the natural world, highlighting their interconnectedness and emphasizing the
diversity found in nature. Furthermore, Thoreau personifies body parts by attributing qualities
and actions to them: "The lip laps or lapses from the sides of the cavernous mouth." In this last
part, he does not only imbue the lips with a sense of vitality and movement, as if they have
their own agency but also replicates, with the alliteration of the “l” and “p”, the sound of the
water of the pond.
Through the employment of many devices of poetry as previously cited, Thoreau creates vivid
imagery, transmitting a suggestive nostalgia of the natural essence of men and the natural
world. Spring is, therefore, inserted as a natural period of rebirth, capable of melting the harsh
winter away with its warmth and embracing the human soul, providing closure and inspiring
transformation.
Change is once more underlined in the last part, where Thoreau concludes by referring to
nature as a "hieroglyphic" and speaks of deciphering it to "turn over a new leaf at last." This
suggests a quest for deeper understanding and spiritual awakening through a connection with
nature, exploring the idea of a universal, divine and interconnected spiritual essence that
pervades all of existence, the over-soul. As a result, it is established a strong link with Emerson.

...

Beatrice Berto said...

...
Through deep immersion into nature and the retirement into solitude, man can embark on a
voyage of spiritual discovery. In this sense, both Emerson and Thoreau advocate individual
self-reliance, reinforcing the belief that individuals have a direct connection to a universal,
divine essence.
On the other hand, the natural forces presented here create a bridge with Apess. Thoreau's
mention of “The Maker” can be partly compared with the concept of the “God of Nature”.
Although Apess’ view of the “God of Nature” reflects a blend of Indigenous spirituality and
Christian beliefs, both notions refer to a spiritual belief system that emphasizes the divine
presence with the natural world and the interconnectedness of all living beings. Furthermore,
both authors deeply criticize the materialism, greed and injustice of the American society,
believing that a more harmonious relationship with nature could lead to a more just and
compassionate social environment.
In conclusion, Thoreau’s experiment at Walden Pond was, in part, an attempt to live a life of
self-reliance and to commune with nature in a deeply personal and individual way, which
would lead to personal growth and metamorphosis.

Carolina Jorge said...

(1/2)
Este excerto pertence a “Walden” (1854), um texto que foi escrito por David Thoreau como reflexão sobre o seu período de isolamento auto-imposto numa cabana, Walden Pond, durante dois anos, dois meses e dois dias (1845-47). Esta cabana ficava perto de um lago e estava rodeada pela Natureza, pelo que as reflexões de Thoreau presentes em Walden acabam por focar na solidão (e consequente auto-suficiência), no pensamento, na natureza e como todos estão relacionados. Adicionalmente, Thoreau procurou fugir ao crescimento das máquinas e da industrialização, principalmente das ferrovias, e, neste excerto, exprime as suas preocupações com a crescente desconexão do Homem com a Natureza, apresentando a solução.
Este excerto em particular começa com a frase “What is man but a mass of thawing clay?”, evidentemente identificando o Homem como sendo nada mais do que argila de moldar, algo que pode sempre ser adaptado ao meio em que está inserido, mas também algo que vem da Natureza. Esta interrogação retórica remete também para o livro de Génesis, no qual se afirma que Deus fez o homem através do pó da terra, pelo que tudo na Natureza se transforma.
De seguida, o autor faz uma enumeração de uma série de comparações de partes do corpo humano com formas de vida vegetal ou outros elementos da natureza - “the hand a spreading palm leaf with its globes and veins”; “the ear [...] as a lichen”; “[t]he nose is a manifest congealed drop or stalactite”-, mais uma vez argumentando que o Homem não só é altamente adaptável ao meio, como também é o próprio meio (“relation between man and the vegetable”, de Emerson). Saliente-se, de igual modo, a polissemia no uso de “palm”, podendo significar palma da mão e palmeira (folha de palmeira). Esta polissemia não só aproxima o Homem da Natureza, como também demonstra que a própria linguagem está intimamente ligada à Natureza, interligando-a a mais um fator da vida do Homem. (Emerson também escreveu que “Language is a third use which Nature subserves to man” e “Words are signs of natural facts”). Ainda sobre figuras estilísticas, a aliteração em “fancifully, as a lichen, umbilicaria [...] lobe [...]. The lip (labium from labor (?)) laps or lapses” dá a sensação da água que corre sem cessar e com uma fluidez natural nos rios (ou no lago perto da cabana), o que acaba por embeber o texto na própria Natureza que procura descrever.

Carolina Jorge said...

(2/2)

Ao passar cada vez mais tempo longe da vida moderna que, na época, estava a desenvolver as indústrias e as ferrovias, Thoreau conecta-se com a Natureza, tornando-se parte dela. No fim do excerto, Thoreau afirma até que o Criador deste mundo fez o Homem a partir do modelo que usou para fazer uma folha, mais uma vez comparando o Homem a elementos da Natureza, com as veias e formas similares. Desta forma, podemos estabelecer uma conexão entre Thoreau e Emerson, no seu ensaio “Nature”, não só em termos de temas (Transcendentalismo) como em conceitos (folha).
Assim sendo, este texto conecta-se com “Nature” de Emerson, não só pelo tema da Natureza, mas também porque é um produto de um período de isolamento do autor numa cabana construída num terreno de Emerson, um amigo próximo de Thoreau. Ambos seguiam a filosofia Transcendentalista típica de Nova Inglaterra, ou seja, a corrente filosófica que adota uma apreciação da Natureza de uma forma que quebra a tradição, unindo o Homem, a Natureza e Deus. Inclui-se também nesta corrente filosófica o Panteísmo, que iguala Deus ao Universo e vê-o como um ser maior do que a vida, tal como a Natureza, considerando a intuição como a chave para obter o conhecimento.
De volta a Emerson, em “Nature”, este afirma que “[t]he reason why the world lacks unity, and lies broken and in heaps, is, because man is disunited with himself”. Desta forma, Emerson considera que a falta de união no mundo advém da desconexão do Homem consigo mesmo, pelo que Thoreau propõe que o Homem se conecte simultaneamente com a Natureza, com Deus/o Divino e, consequentemente, consigo mesmo (união dos três).
Desta forma, Thoreau isola-se na Natureza, procurando obter nela a verdade, mas este isolamento acaba por criar a maior e mais única conexão que Thoreau sentiu. Podemos estabelecer novamente uma ligação com Emerson, principalmente com o que este expressa ao escrever “[i]s not prayer also a study of truth- a sally of the soul into the unfound infinite? No man ever prayed heartily, without learning something” e “[t]he greatest delight which the fields and woods minister, is the suggestion of an occult relation between man and vegetable. I am not alone and unacknowledged. They nod to me and I to them”. Novamente, ambos ligam Deus ao conhecimento e ao caminho para este ser alcançado, através de uma conexão.
Mas Emerson não é o único autor com o qual se pode comparar Thoreau. A crítica mordaz de Thoreau em “Walden” feita ao povo americano está também presente em “Eulogy on King Philips” de Apess, que criticou a arrogância, a crueldade e a ganância (motivada pelo poder e dinheiro) dos americanos, características contrárias a Deus. Assim, ambos reconhecem que os males da população vêm de uma desconexão do Homem com Deus e a Natureza (the God of Nature).
Por último, a última frase do excerto: “What Champollion will decipher this hieroglyph for us, that we may turn over a new leaf at last?”. Quem é que conseguirá decifrar o enigma do conhecimento e da verdade pura para que o Homem possa evoluir? Esta ideia de evolução e progresso constantes do Homem são também construídas na mente do leitor através do uso de palavras e expressões como “thawing” (anteriormente referida), “extend”, “flow out”, “spreading”, “in so many directions it tends to flow” e “to flow yet farther”, ao longo de todo o excerto.

Inês Mendes said...

Este excerto de David Thoreau, pertencente à obra intitulada “Walden”, de 1854, foi escrito durante o período de isolação do autor num ambiente campestre, perto do lago Walden.

Thoreau enfatiza, em *Walden*, a conexão do Homem com a Natureza e o auto-conhecimento através do mundo natural, o que é especialmente importante quando relacionado com a época da obra, que coincidia com o fim da primeira revolução industrial. No excerto citado, Thoreau cria uma relação com o corpo humano e elementos da Natureza (como “clay”, “drop congealed”, “leaf”, “stalactite”, “valley”), evidenciando que, no seu ponto de vista, o ser humano está, tal como estes elementos, inserido na Natureza como que numa relação de comunhão com ela e os seus constituintes.
Tal como Thoreau, Emmerson defende também, em “*Nature”*, um vínculo entre o Homem e a Natureza, afirmando que o Homem, uma vez que pertence a ela, subsiste devido aos elementos da Natureza, e tudo o que precisa pode encontrar na Natureza.

Por outro lado, tal como William Apess em “Eulogy on King Philip”, Thoreau critica o distanciamento que o Homem tem visto a criar entre si e a Natureza. A pergunta retórica de Thoreau, em “Who knows what the human body would expand and flow out to unedr a more genial heaven?”, é, simultaneamente, um destaque ao potencial que o ser humano tem e que pode ser concretizado num ambiente da Natureza, e uma crítica às normas da sociedade contemporânea a Thoreau, que afastam e constringem o Homem de viver em harmonia com o meio natural. Apess também defende este pensamento. Em “But it is to bring before you beings made by the God of Nature, and in whose hearts and heads he has planted sympathies that shall live forever in the memory of the world, whose brilliant talents shone in the display of natural things, so that the most cultivated, whose powers shone with equal muster, were not able to prepare mantles to cover the burning elements of an uncivilized world.”, Apess expõe a relação intrínseca da população indígena com a Natureza (”God of Nature”, como é referida na passagem), que os permitia viver em harmonia e paz. Por outro lado, o autor critica os colonos — “the most cultivated” —, que, embora possam ser vistos como mais sofisticados do que os povos indígenas, não conseguem ter a mesma afinidade com o meio natural que os indígenas têm.

Assim, os temas principais do excerto de “Walden” são a natureza e a relação do ser humano com o meio natural. Thoreau utiliza vários recursos expressivos, como a aliteração, a sinestesia, a imagem e a metáfora para evocar elementos naturais e a sua conexão com o corpo humano na mente do leitor, bem como a pergunta retórica para convidar o leitor à crítica das normas da sociedade e da desconexão do Homem com a Natureza.